sexta-feira, 29 de maio de 2009

Haverá um Guardiola no Benfica?

O sucesso de Pep Guardiola no comando do Barcelona com um triplet que o Benfica não deixou Mourinho alcançar e um futebol do género "a bola é minha" que delicia quem o vê, faz-nos reflectir, numa altura em que tanto se discute o treinador para a próxima época, se não seria uma boa opção o Benfica começar a preparação do seu Guardiola.

Vejamos então o trajecto de Josep Guardiola i Sala até chegar ao título da Liga dos Campeões. Formação no Barcelona, seguida de 11 anos na equipa principal onde chegou a capitão, 2 anos em clubes italianos e para terminar 2 anos em clubes arábes. Carreira de treinador inicada no Barcelona B e esta ápoca passou a técnico principal. Foi treinado por Johan Cruyff e Bobby Robson e foi ainda adjunto de Van Gaal juntamente com José Mourinho. Temos aqui alguém que fez toda a sua carreira em Camp Nou, foi treinado por alguns dos melhores treinadores do mundo e foi adjunto de um treinador cujos êxitos dizem bem do seu valor ( Van Gaal ganhou este ano o campeonato holandâs ao serviço do Az Alkmaar e será o próximo treinador do Bayern). A sua fidelidade ao Barcelona é inquestionável e pode ser visto como um símbolo do clube.

Quem temos nós no Benfica com estas credenciais? Alguém que tenha feito toda a sua formação no clube, tenha saído apenas na fase descendente da carreira, tenha regressado para treinar os escalões jovens e tenha mostrado qualidades de treinador? Julgo que ninguém, infelizmente. Que temos ex-grandes jogadores que são grandes benfiquistas não há dúvida: Rui Costa, Mozer, Veloso, Diamantino, Humberto Coelho e Chalana, apenas para citar alguns, são a prova disso. De todos eles aquele que, eventualmente, se aproxima mais do ideal Guardiola é, na minha opinião, Humberto Coelho, mas o seu longo afastamento do mundo do futebol leva-me a crer que o seu tempo passou. Como treinadores todos têm um percurso errático com alguns sucessos mas também com falhanços e muita da sua carreira foi feita longe da Catedral.

Guardiola acaba por ser um acaso feliz para o Barcelona, juntando o seu amor ao clube com a sua competência e formação de elite. Pode ser que um dia tenhamos a fortuna de formar alguém que nos possa dar as mesmas alegrias que Guardiola proporciona agora ao Barcelona. Ou então... podemos começar a preparar já os nossos futuros Guardiolas...

Saudações Benfiquistas

P.S.: O facto do Barcelona ser a equipa que neste momento melhor futebol pratica na Europa, não me levanta as dúvidas relativamente ao cozinhado para ganhar a LC.

Sem comentários: